as performancEs
MÚSICA E CIÊNCIA: CANÇÕES DIDÁTICO-CIENTÍFICAS
Eduardo Mortimer
Eduardo Mortimer
A performance consiste na exibição de 3 vídeos, que são clipes artísticos sobre 3 canções que o artista lança através de um EP: “A terceira de Newton” (uma estória dos três dias que antecederam a formulação da famosa lei); “Nada se perde nada se cria”, que homenageia Lavoisier e sua lei da conservação das massas; e “Charles Diz”, que homenageia Charles Darwin. Os vídeos foram realizados por uma aluna da Escola Guignard, e são desenhos abstratos de animação. A apresentação dos vídeos se da intercalando-os com canções ao vivo (voz e violão). As gravações dos clipes são com banda.
MESURABILITY
Daniel Pinheiro
Daniel Pinheiro
Performado na frente de uma tela de computador o trabalho tem como objetivo usar o corpo e uma ferramenta de medição para criar movimento dentro da tela. As implicações de tal movimento permitem por um deslocamento através de uma percepção de dobra da tela dentro do espaço físico, criando uma justaposição do "aperto psicológico" com o "ataque físico no mecanismo", criando um comentário em ambos de dentro. Considerado uma 'janela virtual' que expressa a maneira com a qual interagimos e nos performamos na sociedade contemporânea, a tela se torna o intermediario de uma situação entre o ser e sua extensão dentro da esfera digital. Mesurability é parte do LAND PROJECT que faz parte da série TRANSCODING.
TUTUNHO, O TAUMATURGO #2: TODO TIKTOKER TEM UM POUCO DE SANTO... O CONTRÁRIO TAMBÉM ESTÁ VALENDO!
Tutunho
João Vilnei de Oliveira Filho
Tutunho
João Vilnei de Oliveira Filho
Em diálogo com outras quatro performances ("Pitonisa", 2012; "Aureoleds", 2012; "Aureoleds 2.0", 2019, e "Tutunho, o taumaturgo"), Tutunho experimenta outros modos de curar, fazer profecias, obrar milagres, ironicamente. Em tempos de peste e claustro, neomedievo, o santo, em live na redes sociais online, mistura biorressonância com glossolalias proféticas, cromoterapia com programa performativo; imposição de mãos e defumações com os efeitos do app. No gate - bola-de-cristal, espelho mágico, arupemba com búzios - que é o ecrã, Tutunho, xamã-arúspice, vaticina os tempos e curas de quem o adicionar, mas só os que têm a fé que Tutunho não tem serão curados. Performance é cura, autocura