as obras
COLORINDO O VERDE
Karla Brunet
Karla Brunet
“Colorindo o Verde” é uma vídeo arte sobre uma caminhada no parque, um escape do cinza da cidade para o verde da natureza. O contato com as árvores, com a grama, com os pássaros e com o cachorro é revivido frame a frame no momento de pintar/desenhar. Tomando a mesma ideia de desacelerar e repensar o momento como no Of Mud and Sea, Colorindo o Verde vai além e nos faz refletir sobre a materialidade do vídeo. As caminhadas–parte do projeto Escola Mundo–foram uma forma de hackear a cidade, de repensar o lugar onde vivemos. E, no momento de desmembrar o vídeo em frames impressas para depoisjuntá-las num novo vídeo, acabamos entendendo melhor a tecnologia, um dos princípios da cultura hacker. Direção: Karla Brunet - Imagem: Ariane Silva, Karla Brunet , Monique Feitosa - Edição: Monique Feitosa - Música: Chad Crouch – Daybreak - Pintura dos Frames: Andressa Melo, Ariane Silva, Fábio Henrique, Júlio Ribeiro, Karla Brunet, Monique Feitosa, Natália Figueiroa, Poliana Linhares, Regina Dantas, Samir Silva - Realização: Escola Mundo e Ecoarte 2019
MOSCAS TRANSGÊNICAS
Fabíola Fonseca, João Agreli, Ada Kroef, Cesar Baio, Levi Mota e Francisco Moura
Fabíola Fonseca, João Agreli, Ada Kroef, Cesar Baio, Levi Mota e Francisco Moura
A videoperformance "Moscas transgênicas"(2019) foi feita no laboratório de genética da UFU. Nela apresentamos o voo das moscas transgênicas que criamos seguindo protocolos e normas de biossegurança da pesquisa científica. Com isso, queremos abrir as portas do laboratório e experimentar o local como ateliê de criação artística, aumentar as discussões éticas que, aos nossos olhos, não devem se esgotar no bem estar-animal, e tatear o acesso às produções de conhecimento científico. Entre as nossas questões: como temos feito composições de mundo com moscas transgênicas?
SOBRE NÓS
Thainá Carvalho
Thainá Carvalho
“Sobre nós” é uma videodança desenvolvida na disciplina “A forma fotográfica” do Programa de Pós Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG, em um estudo acerca das questões sobre o referente e os meios técnicos no campo da fotografia. A partir de uma pesquisa com Drones, “Sobre Nós” apresenta perspectivas de visualização da dança possibilitadas por tal aparato técnico, desnudando as relações entre corpo, espaço e dispositivos de registro.
THETA TRAIN
Raphael Ferreira
Raphael Ferreira
“Theta Train” é uma obra integrante da série “Post Digital Therapy”, que propõe uma imersão em vídeos de arte-terapia compostos por ondas binaurais e imagens cotidianas repetitivas, manipuladas digitalmente. Com o objetivo de provocar alterações na percepção do receptor, a obra questiona os limites da fé, suas fórmulas e incursões nas realidades sociais e concepções de verdade.